fbpx

Blog

Você sabe qual a finalidade do serviço de virtualização de servidores?

12 de Março de 2021  

A Virtualização de servidores se tornou um assunto comum nos últimos anos. No entanto, mesmo que alguns conheçam suas vantagens, muitos não entendem o que é essa técnica e como ela pode auxiliar um projeto ou empresa a crescer. 

Podemos dizer, de maneira simples e rápida, que a virtualização de servidores é uma maneira de reduzir o uso de servidores físicos, mas vai além disso. Além de significar uma redução de custos, a virtualização pode dar mobilidade e agilidade para a empresa. 

A seguir, descubra o que é a virtualização de servidores e como ela pode ajudar um negócio a alavancar seus resultados a curto e longo prazo. 

O que é a virtualização de servidores?

Milhares de empresas ao redor do mundo já passaram pelo processo de digitalização de documentos, ao invés do armazenamento físico. No passado, este armazenamento de documentos digitais era feito em servidores físicos, o que significava que quanto mais documentos e dados uma empresa armazenava, maior deveria ser a capacidade do servidor. 

Isso acarreta vários problemas, inclusive riscos de danos ao servidor físico, custos altos com manutenção dos servidores e mais. A virtualização de servidores veio para resolver muitos desses problemas. 

Em resumo, a virtualização é a criação de versões virtuais dos servidores físicos, de forma que software e hardware sejam acessados virtualmente. 

Quais são as formas de virtualização?

Existem diversas modalidades de virtualização, mas as que iremos dar foco aqui, por sua maior importância são: a virtualização assistida por hardware, virtualização de aplicativos, virtualização de Storage e a virtualização do sistema operativo. 

Abaixo iremos detalhar em separado cada uma dessas virtualizações.

  • Virtualização por hardware: ela simula os componentes físicos do hardware virtualmente, tais como o processador, a memória cache, ciclos de clock e todos os outros processos e componentes.
  • Virtualização por aplicativos: torna possível a execução de uma aplicação enquanto protege o sistema operativo de agentes que poderiam comprometer sua performance.
  • Virtualização de Storage: também conhecida com o nome de “armazenamento”, esta virtualização fortalece os dispositivos físicos, e os reorganiza em grupos para o acesso do aplicativo e dos utilizadores finais.
  • Virtualização do sistema operacional: a função dessa virtualização é permitir que mais de um sistema operativol funcione na mesma máquina, ou seja no mesmo hardware, de forma simultânea ou isolada.

Quais são os benefícios da Virtualização?

A virtualização de servidores é uma grande necessidade no mundo corporativo, e possui muitos benefícios para a gestão, logística, e redução de custos. A técnica reduz drasticamente o consumo de energia para servidores físicos, além de ser ecologicamente correta, o que coloca a empresa num cenário de consciência ambiental de suas ações.

Além disso vamos citar aqui alguns dos muitos benefícios da virtualização de servidores

  • facilita o backup;
  • simplifica o suporte e manutenção;
  • centraliza o gerenciamento de dados;
  • economiza o espaço físico dos hardwares;
  • possibilita uma melhor recuperação em caso de acidentes;
  • melhor aproveitamento do espaço físico do hardware;
  • simplifica o processo de instalação;
  • torna mais seguro o acesso aos dados;
  • e outras.

Contacte a Velonet Entre em contato agora com a Velonet e entenda como aplicar um servidor virtual em sua empresa com o apoio de uma equipa especializada.