fbpx

Blog

Nuvem: qual a importância deste tipo de armazenamento de dados para a sua empresa?

22 de Novembro de 2021  

Dentre as diversas áreas em desenvolvimento em relação à tecnologia da informação, o armazenamento de dados, de certeza, é a área que mais cresce. O início em disquetes, evoluiu para CDs, Discos Externos e finalmente o armazenamento em nuvem, que torna o acesso mais prático e rápido. 

Faz-se necessário ressaltar que, para além do crescimento das formas de armazenamento dos dados, houve, também, o crescimento da importância dessa informação, conforme falado  anteriormente aqui no blog sobre a proteção de dados. A necessidade de garantir uma maior segurança desses ficheiros  tornou-se uma prioridade para as grandes empresas. 

Há uma forte tendência de migração dos dados armazenados em data centers e/ou computadores pessoais para a nuvem. E essa mudança traz muitos benefícios, tanto para pessoas quanto para empresas, que serão abordados neste texto. Mas antes de tudo, é necessário explicar o que, de fato, é o armazenamento em Nuvem. 

Computação em Nuvem – O que é? 

​​A cloud computing, ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes partilhados de maneira integrada a partir da internet, em qualquer sítio e independente de plataforma, sem a necessidade de investimentos em equipamentos.

Para a utilização desse serviço, é necessário contratá-lo e assim, você poderá aceder aos dados de qualquer lugar e a qualquer hora, a partir da utilização de um sistema com acesso a internet da sua preferência. Supostamente, já deves ter ouvido falar na Nuvem do Google ou Amazon, certo?

Dentre esses serviços, podemos citar servidores web, banco de dados, softwares para processamento, entre outros, como o backup na Nuvem de forma segura. 

Quais as vantagens do armazenamento de Nuvem?

Um dos principais benefícios já citados aqui – a segurança – é, talvez, o mais importante motivo pela grande procura deste serviço. No entanto, há uma série de vantagens que o torna  ainda mais atrativo, principalmente nas empresas. São elas: 

  • Redução de custos: não há necessidade da instalação de infraestrutura para armazenar os dados de forma local, e portanto, não há gasto de energia para manter os equipamentos ligados, o que gera, também, uma economia de energia elétrica. Além disso, não precisa se preocupar com as licenças, já que a empresa contratada é a responsável. 
  • Facilidade de acesso aos ficheiros: É possível aceder aos ficheiros de qualquer localidade e a qualquer instante, sendo necessário, apenas, um dispositivo com acesso à internet. 
  • Aumento da produtividade: O armazenamento em Nuvem permite a criação, edição e a partilha  com a equipa, o que amplia a produtividade e o acesso de maneira colaborativa às informações e aos ficheiros.
  • Redução do risco da perda de dados: geralmente os provedores de computação em nuvem possuem as melhores práticas em termos de segurança da informação, isto é, os dados são criptografados em um alto nível e com as políticas de segurança mais rígidas. Para além disso, há uma preocupação com o backup automático, efectuado de maneira segura e constante. . 
  • Registo em tempo real: As informações são sincronizadas e atualizadas em real time, e não há custos adicionais. Basta que o equipamento esteja conectado à internet. . 
  • Escalabilidade: O espaço do armazenamento em nuvem ficou cheio? É possível ampliar este espaço e contratar diferentes planos e serviços, de acordo com a necessidade de cada empresa/utilizador. 

O que é preciso para começar na minha empresa?

Para implantar essa modalidade de armazenamento de dados é necessário, primeiramente, definir o tipo de nuvem, que pode variar entre pública, privada e híbrida. A escolha vai depender de vários fatores como o tipo de negócio, o budget para investimento e até o objectivo. 

Na grande maioria dos casos, a nuvem pública é a melhor opção já que a empresa é responsável pelo software instalado na nuvem escolhida, como por exemplo, Amazon, Microsoft, Oracle, Google e iCloud, e fica sob responsabilidade do fornecedor do serviço a manutenção e a segurança. 

Dito isto, o ideal é procurar uma empresa especializada para analisar as necessidades e definir o melhor sistema para o seu negócio. Essa é uma das grandes expertises da Velonet, afinal, para além de sermos especializados e termos as melhores soluções em tecnologia, contamos com empresas parceiras que são líderes em segurança de dados e que trabalham não  só a administração, como também com a monitorização remota dessas informações. 

Se você quer minimizar os custos e investir em uma maneira segura e prática de armazenar os dados da sua empresa, e aceder de qualquer lugar e a qualquer hora, o armazenamento em Nuvem é a melhor escolha. contacte-nos e esteja atento às nossas dicas e soluções em tecnologia para o seu negócio.