fbpx

Blog

Especialistas da Velonet apoiam o corpo técnico da AAPSI na activação do cache do Facebook

14 de Maio de 2021  

A Velonet apoia a Associação Angolana dos Provedores do Serviço de Internet – AAPSI, doando horas técnicas para a entidade que é responsável pelo IXP – Ponto de Troca de Tráfego da Internet Nacional de Angola, pensando no crescimento e velocidade da internet no país.

Entre os inúmeros apoios da Velonet à AAPSI, o mais recente foi a implantação do cache do Facebook, que reduziu a sobrecarga da internet para uso da rede social acessados pela população nacional. 

Essa infraestrutura de comunicações teve início no dia 30 de março e foi implementada no dia 2 de abril de 2021. A partir dessa efectivação, notou-se uma significativa melhora na velocidade do tráfego e no carregamento da página em 100%, uma experiência diferenciada para os utilizadores que usufruem dos serviços do Facebook e uma melhora na qualidade dos serviços de internet em Angola. 

Para vocês entenderem, a rede social Facebook é a rede mais acedida pelos utilizadores em Angola, cerca de 78%, de acordo com a Global Stats. E a instalação de um cache nacional representa uma maior velocidade do tráfego de navegação, um maior armazenamento de dados e mais segurança na conectividade. 

O que é cache e para que serve?

O cache ou memória cache é uma espécie de biblioteca que existe dentro de computadores e dispositivos móveis. Ele funciona para guardar dados, informações e processos temporários acessados com frequência. 

O tipo de armazenamento atua junto com o processador de uma forma que resolve as limitações causadas pela memória RAM. A memória RAM (Random Access Memory, traduzida como Memória de Acesso Aleatório) é um dos principais componentes de computadores e celulares. Ela tem o papel de interpretar os comandos feitos e responder fornecendo dados que o usuário necessita. 

Resumidamente, o cache é uma biblioteca que fornece dados rapidamente para que computadores e demais dispositivos possam funcionar perfeitamente, sem demora e tempo ocioso.

Vale ressaltar que toda e qualquer configuração do cache da rede social Facebook é efectuado apenas por profissionais autorizados da organização. O papel da Velonet, em apoio à AAPSI, foi o de preparar a infraestrutura para viabilizar a comunicação.