fbpx

Blog

7 dicas tecnológicas para implantar no home office

15 de Abril de 2020  

Empresas estão adoptando regime de trabalho remoto para diminuir a exposição dos seus funcionários ao vírus

Em tempos de isolamento social para minimizar a propagação do Coronavírus (Covid-19), a tecnologia tornou-se uma grande aliada na rotina das pessoas. Durante a quarentena, computadores, celulares e até TVs passaram a ser utilizados como instrumento de trabalho.

Nem todos estão acostumados a essa modalidade de trabalho, portanto, separamos dicas simples para você melhorar o desempenho do seu home office. E vamos contá-las a você.

Portáteis

Antes de iniciar as tarefas, faça uma limpeza de cache por meio da ferramenta já existente no Windows. Isso porque ao longo do uso há um acúmulo de arquivos temporários, cache e relatórios de erros que ocupam espaço interno. Aproveite, também, para desinstalar programas pouco utilizados. Isso ajudará a melhorar o desempenho do portátil.

Actualizações

Sempre que possível, evite que programas sejam executados automaticamente em segundo plano logo ao iniciar um portátil. Carregue em Gerenciador de Tarefas e desactive esta função do aplicativo. Com menos memória consumida e o processador direccionado para a tarefa que está sendo realizada, há possibilidade do desempenho ser elevado.

Bateria

Para minimizar o cansaço visual e assegurar a durabilidade da bateria após longas horas de trabalho em frente ao portátil, o ajuste do brilho da imagem é essencial.

Videoconferência

Para quem precisa acompanhar apresentações de planejamentos estratégicos ou analisar relatórios à distância por meio de videoconferências, a disponibilidade de uma tela maior simplifica parte do trabalho, tornando mais fácil a visão dos detalhes. Com isso, a TV pode se tornar um equipamento essencial durante o período de trabalho remoto. Para realizar videoconferências por meio da TV, conecte o portátil utilizando um cabo HDMI.

Smartphone

E a tela do smartphone também pode ser reproduzida no computador ou no tablet. Para isso, o usuário precisa fazer uma rápida autenticação, conectar os dispositivos na mesma rede e inserir a palavra-passe nos aparelhos. Assim, é possível receber notificações dos principais aplicativos directo na tela do portátil enquanto trabalha, além de compartilhar fotos com facilidade.

Limpeza

Com a ajuda de um tecido e do álcool 70%, limpe o ecrã e os demais dispositivos que se conectam ao computador. Os equipamentos periféricos (teclado e rato) devem estar desconectados e o portátil ou PC precisam estar completamente desligados, sem bateria e fora da tomada.

Segurança

Mesmo trabalhando de casa, os cuidados com o acesso de sites desconhecidos devem ser redobrados. Por isso, evite links duvidosos que podem trazer spams, trojans, spywares, adwares, phishing e outros malwares para o computador, deixando-o muito mais lento e correndo o risco de ter seus arquivos confidenciais do trabalho corrompidos.

Para saber mais sobre como manter a segurança do seu sistema de T.I, aceda velonet.net.