fbpx

Blog

7 benefícios da monitorização e a análise preventiva na sua empresa 

16 de Fevereiro de 2022  

Todos os dias, encontramos inúmeras matérias sobre problemas de funcionamento de aplicativos, falhas e até avarias em relação à segurança de dados. Problemas como estes acontecem com pequenas, médias e grandes empresas. No entanto, um dos fatores mais importantes, é o tempo de identificação desses erros que impactam diretamente no seu negócio.  

Quanto mais cedo a percepção do problema, mais rápida será a solução e menores os prejuízos. Possuir um monitoramento diário desses processos de tecnologia da informação é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa e, pensando nisso, separamos algumas vantagens da monitorização dos serviços. 

Vale ressaltar que a monitorização deve ser feita por equipas especializadas, incluindo profissionais certificados, pois, desta forma, o problema não só é identificado mais rapidamente, como também pode ser resolvido da melhor forma, garantindo o mínimo de dano possível. Agora, vamos ao que interessa, confira os benefícios:

1- Ajuda no planeamento e na tomada de decisões

As informações sobre os processos são fundamentais em qualquer período, seja no início, meio ou final. A observação ajuda, não só, a construir o planeamento estratégico, como também a verificar se está a decorrer consoante o previsto ou se está a necessitar de revisões e ainda identifica, ao final, se o que foi planeado resultou conforme as expetativas. 

Para além disso, vale lembrar também, que o mundo está mais dinámico e inova-se a cada momento. O produto atualizado hoje, pode ser substituído por uma versão melhorada na semana seguinte. Isso vale para produtos, serviços e todos os procedimentos existentes até o presente momento. Ou seja, a monitorização é útil para observar, por 24 horas, 7 dias por semana, o funcionamento do seu negócio e identificar o correto funcionamento consoante ao que foi planeado ou as possíveis necessidades de mudança ou atualização. 

2- Reduz ou evita os erros e riscos

O risco de falha está presente em qualquer tomada de decisão ou processo. A demonstração de que a empresa está preparada para lidar com as adversidades está na maneira como o gestor se posiciona frente a esses erros. E, o mais correto é antecipar-se e garantir pouco ou nenhum prejuízo. 

3- Aumenta a produtividade

A monitorização mantém a constante atualização das informações. Desta forma, os departamentos estarão mais conectados e ligados aos resultados da empresa. Esta integração dos setores é fundamental, pois pode contribuir com o envolvimento de toda a equipa na tomada de decisões.

Por vezes, a agilidade e a eficácia nas tomadas de decisões, podem garantir uma maior rentabilidade ou o maior aproveitamento das oportunidades, em tempo hábil. Nesse momento, a dinâmica entre os colaboradores será um fator preponderante para auxiliar no crescimento do seu negócio. 

4- Evita desperdícios e reduz custos

Quanto mais fiáveis os processos e as informações, menor o desperdício de tempo e finanças. E isso só será possível, a partir da monitorização. E, para além disso, quando identificadas possíveis anomalias, os setores responsáveis são notificados, para que sejam executadas as medidas preventivas e/ou corretivas. 

5- Aperfeiçoar métricas e indicadores

Conforme dito anteriormente, o planeamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. No entanto, sem as métricas certas, não será possível identificar a completa eficiência dos processos. É muito importante analisar se os indicadores estão corretos ou se há algo que seja necessário medir e que não estava dentro do planeado, e a monitorização contribui diretamente nisso. 

Através dela, você consegue refazer todo o caminho e identificar se o que você está mensurando é o suficiente para analisar o crescimento do seu negócio. Aperfeiçoar suas métricas é uma das estratégias mais utilizadas pelas grandes empresas e te ajudam a criar metas mais efetivas, pois estão mais de acordo com a realidade da sua companhia. 

6- Traz mais credibilidade e ajuda a fidelizar clientes

Uma instituição que está sempre à frente, que busca analisar seu negócio, melhorar seus processos e ampliar seus resultados, com certeza, é uma empresa que tem uma maior fiabilidade no mercado e, consequentemente, haverá um reflexo positivo na imagem a ser transmitida aos colaboradores, consumidores ou mesmo às outras companhias. 

Sem dúvidas, isso conta muito na hora de fechar outros negócios e de fidelizar os seus clientes, afinal, um dos primeiros fatos que você provavelmente observa na hora de fechar o negócio é se a outra empresa possui estabilidade e se está preparada para lidar com imprevistos. 

7- Se manter um passo à frente da concorrência

Por fim, se você utiliza a monitorização a seu favor, possivelmente você estará com melhores resultados e, é claro, já está alguns passos à frente da sua concorrência. Todo esse conjunto de práticas já coloca a sua empresa em destaque e isso, com certeza, vai refletir tanto na sua imagem, quanto no seu crescimento. 

O mercado e os métodos estão cada vez mais ágeis, portanto, quanto mais você estiver atento às mudanças e aos números referentes à sua empresa e à sua concorrência, melhor e mais rápida será a sua resposta seja qual for o cenário. Portanto, invista em ter uma empresa especializada em monitorização, pois a intervenção preventiva é muito melhor, mais econômica e mais eficaz do que a corretiva.

Por último, fica aqui o nosso recado: verifique se a empresa responsável é certificada e especializada. Nós, da Velonet, estamos no mercado há mais de 15 anos, e juntamente com parceiros capacitados, oferecemos as melhores soluções para prevenir a ocorrência de incidentes e reduzir o tempo de indisponibilidade dos serviços. 

Siga as nossas redes sociais e fique atento às nossas dicas. Saiba como a tecnologia da informação pode ajudar a si e sua empresa a alcançarem resultados cada vez melhores. Até mais!