Falsas informações sobre o Coronavírus estão sendo propagadas por correio electrónico com objectivo de roubar dados de utilizadores

Desde que o coronavírus (Covid-19) foi identificado pela primeira vez na província chinesa de Hubei, autoridades reforçam medidas de controlo e alertam populações. Agora, o vírus também está sendo utilizado para aplicar golpes na internet. Diferentes grupos de hackers estão se aproveitando da busca por informações sobre a doença para espalhar ataques via correio electrónico com malwares da família Emotet, utilizado para roubar dados de utilizadores desatentos. Segundo os especialistas, um grupo de hackers começou a distribuir correios electrónicos trazendo informações sobre como não ser infectado pela doença, fingindo ser um órgão oficial do governo.

Apesar da aparência inofensiva, a mensagem traz um arquivo do Word falso com um malware Emotet, que é instalado no computador, após o download, para roubar senhas, dados bancários e até histórico de navegação. Além de documentos em texto, os ataques por correio electrónico também utilizam outros recursos para tentar enganar os utilizadores, como enviar PDFs e até arquivos de vídeo infectados para roubar dados. Em todos os casos, a isca sempre costuma ser a mesma: as mensagens prometem trazer informações sobre o vírus, incluindo sintomas e causas, e também instruções para se prevenir contra a pandemia.

Caso a sua empresa receba este vírus e o seu sistema seja infectado, não se preocupe, tem solução. A Velonet é uma empresa especialista em Segurança de Rede que propicia uma conexão segura e protegida de hackers, com monitoramento 24 horas de TI em ambientes corporativos. Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Velonet aceda velonet.net.