fbpx

Blog

5 Motivos para investir em segurança de dados na organização

14 de Setembro de 2021  

A informação sempre foi um ítem importante para as empresas. No entanto, ela nunca foi tão fundamental como agora. À medida que a tecnologia vai se desenvolvendo, o setor de TI também acompanha esse crescimento, e amplia a gama de serviços efectuados pela área com o objectivo de garantir a protecção de dados. 

Todos os dias, a sua empresa está sujeita a ser o foco de inúmeras ocorrências de falhas na segurança, como ataque de vírus, hackers e acesso por terceiros, por exemplo. Diversas situações que ocorrem diariamente podem deixar a sua companhia vulnerável em relação à exposição de dados. Por isso, é imprescindível o cuidado correto com as informações. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Maryland um ataque Hacker ocorre a cada 39 segundos. Além disso, o custo médio de um ataque de malware é de US $2,6 milhões para cada empresa, e o custo total do crime cibernético aumentou 12%, de US $11,7 milhões em 2017 para US $13 milhões em 2018, segundo os dados divulgados pela Accenture. 

Mas não precisa ficar desesperado, pois a segurança de dados existe justamente para evitar esse tipo de ocorrência. Para te ajudar nesse processo, trouxemos 5 motivos para investir nessa estratégia e algumas dicas de como tornar sua empresa mais protegida, afinal suas informações são a sua maior riqueza, e o cuidado com a utilização dela faz parte do sucesso de qualquer organização. Então, fique atento! 

Segurança de Dados

Afinal, o que significa esse termo? A segurança de dados nada mais é do que as ações tomadas, que podem ser preventivas ou corretivas, com o objectivo de proteger as informações partilhadas na internet, pelos utilizadores. 

Para a empresa, a segurança tem o objectivo de proteger informações e dados valiosos, sejam dados financeiros ou documentos fundamentais para que uma organização funcione na sua totalidade. A segurança de dados tem como base um conjunto de normas internacionais criadas pela International Organization for Standardization (ISO). 

Dadas as definições, vamos agora às razões para se preocupar e investir na Segurança de Dados como estratégia de crescimento para sua empresa. 

1- Prevenção e recuperação para desastres

A segurança protege, de maneira preventiva, os seus dados. E não só, ela também pode ser utilizada para corrigir algum possível incidente ou desastre ocorrido inesperada ou propositalmente por terceiros. 

É claro que o correcto é trabalhar com a prevenção para evitar intercorrências, mas caso não aconteça conforme o planeado, é necessário ter a segurança de informação para lidar com o fato e optar pela melhor saída de forma que os danos sejam os menores possíveis

2- Evitar a interrupção do funcionamento da sua empresa

Apesar de comum, nenhuma empresa quer passar por esta situação. Mas, muitas companhias, hoje, estão sujeitas a ataques virtuais e em grande parte dos casos, ela precisa parar de funcionar até que consiga solucionar o incidente na segurança da informação. 

A ocorrência dessa parada forçada e fora do planeamento pode gerar consequências bastante negativas para sua empresa e até prejuízos financeiros. “Na maioria dos casos, o custo de um monitoramento da segurança é bem menor do que as perdas decorrentes de ataques cibernéticos” – Explicou Raul. 

3- Manter a imagem da sua empresa

Toda actividade nos negócios acaba por envolver informações cadastrais dos seus clientes que vão desde as mais básicas como nome, até as mais complexas como dados bancários e de cartão de crédito. 

Em um possível ataque, essas informações podem ser acedidas facilmente. Ou seja, para além dos prejuízos financeiros causados pela invasão de hackers, você pode perder  a credibilidade da sua empresa. E sabemos das dificuldades para  construir a imagem de uma marca no mundo dos negócios. 

4- Impedir o vazamento de informações sigilosas

Se a sua empresa é atacada por um hacker, o mesmo pode aceder todos os ficheiros dos seus servidores, isto é, não só dados dos seus clientes, como também pode ver e revelar todas as informações da sua empresa, inclusive as sigilosas. 

Já imaginaste o transtorno que seria se esses dados chegassem em mãos erradas ou até mesmo chegassem à concorrência,  e isto impactar diretamente nos seus negócios. Esse, com certeza, é um dos piores pesadelos dos gerentes e empresários. 

5- Proteger-se contra o sequestro de dados

Um dos crimes que mais ocorrem no ambiente virtual é o sequestro de dados e é cometido quando hackers atacam uma rede e criptografam os ficheiros da sua empresa, de forma a bloquear o seu acesso a estes ficheiros. A devolução do acesso a esses dados é negociada em troca do pagamento de um resgate no qual o valor é muito grande já que essas informações são muito valiosas para a sua companhia. 

Ter as informações vazadas já é terrível, mas acredite, pode piorar. Se a sua empresa não tiver um backup dos dados, pode haver a necessidade de uma paragem total em seu funcionamento, acarretando em prejuízos gravíssimos nos seus negócios. 

Depois de todas essas  justificativas, já está bem clara a necessidade de investir na segurança de informações? Se você quer ter uma empresa saudável e que esteja sempre em crescimento, é necessário trabalhar preventivamente e adoptar estratégias de protecção dos dados. Portanto, seguem algumas dicas:

  1. Construa uma Política de segurança
  2. Tenha especialistas para gerir os dispositivos e garantir a manutenção da política 
  3. Elabore um plano com o objectivo de diminuir os possíveis impactos negativos.
  4. Faça sempre um backup com os dados da sua empresa

A Velonet preocupa-se com a preservação das informações da sua organização. Essa é uma das prioridades nos serviços que prestamos, porque sabemos a importância que os dados têm no mundo atual. Oferecemos serviços para a prevenção e para a correção do problema. 

“Nós atuamos e representamos as principais empresas de segurança líderes de mercado como Checkpoint, Palo Alto, Cisco, Imperva, CyberArk e Darktrace”, explicou Raul. 

Na era da informação, ter o controlo correcto e proteger-se de ataques é um passo crucial para sua empresa estar bem posicionada nesse universo. Se quiser saber mais, continue a acompanhar o blog e as nossas redes sociais que continuaremos a partilhar dicas acerca deste e outros assuntos relacionados à tecnologia da informação.