Blog

Desafios da gestão de TI: como superá-los em 2019?

16 de Janeiro de 2019  

Uma boa gestão de TI precisa acompanhar as tendências do mercado e administrar com sabedoria as principais competências dos funcionários da equipa. Esse processo é desafiador, exige cuidados e até mesmo mudanças na forma como a empresa vê a equipa de TI.

Confira a seguir alguns passos fundamentais para superar os principais desafios da gestão de TI para 2019 e transformar a eficiência do sector dentro da empresa.

1. Pensar na Gestão de TI de forma Estratégica

O passo mais importante, que muitas empresas ainda não aplicam, é a elaboração de estratégias dentro da gestão de TI. O sector deve ter autonomia para pensar em maneiras de optimizar processos ou melhorar a performance dos outros sectores com o uso de novas tecnologias dentro da empresa.

Além disso, é responsabilidade do gestor de TI acompanhar as principais tendências tecnológicas e identificar inovações que possam ser aplicadas na empresa.

2. Trabalhar com Análise Preditiva

A equipa de TI não deve funcionar apenas para resolver emergências e problemas imediatos. Através da metodologia de análise preditiva, o gestor de TI adquire informações por meio de Big Data e reconhece padrões que o auxilie a fazer previsões.

Esse método é importante para estruturar planos estratégicos pois baseia-se em analisar dados factuais do passado para prever tendências e possíveis mudanças futuras no negócio o que possibilita identificar oportunidades e evitar problemas futuros.

3. Optimizar os Resultados da Equipa

É papel do gestor de TI identificar o potencial de cada funcionário da equipa e colocá-lo em projectos aonde esse potencial será aproveitado ao máximo. Dessa forma, os processos são optimizados e a equipa aproveitará o melhor de cada funcionário.  

Além disso, é importante incentivar e criar processos de capacitação profissional e metodologias que ajudem a obter maior contribuição e ideias dos funcionários. Uma outra tendência, que diz respeito aos resultados da equipa, é oferecer flexibilidade de trabalho e possibilidade de trabalho home office.

4. Investir em Automação de Processos

Há anos a automação de processos, seja por meio de softwares ou sistemas, é um movimento forte no sector de TI. No entanto, em 2019 tudo indica que essa será uma tendência ainda maior, com o possível lançamento de diversas ferramentas úteis para empresas.

É crucial que a equipa de TI acompanhe as tendências em software e sistemas de automação, e avalie a possibilidade de aplicá-la na empresa.

A automação de processos possui muitas vantagens, dentre elas, a redução na incidência de erros e até mesmo economia, já que a empresa não precisará alocar um funcionário só para realizar tarefas operacionais.