Blog

Qual a importância da segurança da informação para sua empresa? Saiba agora!

07 de Novembro de 2018  

Confira o artigo e entenda os principais objetivos da segurança da informação e como ela pode evitar perdas dentro da empresa.

Já esteve a pensar nos riscos que sua empresa e seus clientes podem sofrer com a falta de segurança da informação dentro da sua empresa?  Muitos empresários não sabem, mas a ausência da segurança de dados pode gerar prejuízos graves, inclusive financeiros.

Mas, ainda que o assunto não seja de conhecimento de todos, é fato que nunca se discutiu tanto sobre segurança de dados como hoje.

Escândalos sobre vazamento de dados, como o que ocorreu com o Facebook, geram alarde e preocupação justificados, mas causam perdas irreparáveis.

Quer descobrir o que é, afinal, segurança da informação e como sua empresa pode evitar problemas relacionados a insegurança na rede? Neste artigo, vamos desmistificar o assunto e mostrar-lhes tudo o que precisas saber sobre ele.

O que é segurança da informação?

Em termos simples, segurança da informação diz respeito à proteção de dados cruciais para sua empresa, desde dados de colaboradores, funcionários e até mesmo de clientes.

Agora, imagine que de um dia para o outro os dados de seus funcionários são perdidos, o que inclui dados contractuais, controlo do apontamento de horas e até dados relacionados a salários e cargos.

Dá para imaginar o problema que terás quando tiveres que recuperar todas essas informações? E quantas informações nunca conseguirás resgatar?

Esse é um dos problemas que podem ser evitados através da segurança de dados, mas não é um dos mais graves.

Dados pessoais de seus clientes, e até mesmo número de cartão de crédito, também podem vazar e dar uma grande dor de cabeça para a empresa. É comum que empresas percam até dados confidenciais.

Mas, afinal, qual a importância da segurança da informação?

Perder dados de clientes, ainda mais confidenciais, pode ser assustador para quem tem uma concorrência acirrada. Agora, imagine perder também dados relacionados a projectos internos ou informações mais sigilosas de sua própria empresa!

Se, por um lado, o vazamento de dados de clientes pode ajudar a concorrência ou até render processos judiciais, perder dados secretos e intrínsecos ao funcionamento de sua empresa pode ser um erro fatal ou gerar grandes perdas financeiras.

Para evitar esse transtorno, é preciso seguir uma série de procedimentos e se resguardar, principalmente digitalmente. A seguir, confira alguns dos benefícios de investir em segurança da informação em sua empresa.

1. Manter a confidencialidade

Justamente para proteger dados importantes da empresa, que incluem dados bancários ou palavras-passe críticas para o sistema, a segurança de dados trabalha com uma série de procedimentos que fazem com que essas informações fiquem sob o domínio de quem precisa.

Nem todos os funcionários da empresa devem ter acesso a determinadas palavras-passe e informações, inclusive de outros funcionários. A segurança de dados define como essas informações serão protegidas e quem terá acesso a todas elas.   

2. Proteger de ataques hackers

Um dos problemas que empresas enfrentam hoje são os ataques hackers. Não à toa, profissionais da área de tecnologia consideram esses ataques uma das grandes ameaças para a segurança.

Em geral, esses ataques acontecem por negligência ou vulnerabilidade da própria empresa. Alguns dos motivos incluem redes de wifi desprotegidas, falta de atualização do sistema utilizado ou até programas de software com pequenas falhas.

É necessário que exista um acompanhamento em todos esses pontos, o que evita roubos por negligência.

3. Evitar problemas provocados por malwares

Outro problema comum é o roubo de informações através dos malwares, como os vírus cavalo de tróia, adware e outros.

Para isso, a empresa precisa ter procedimentos claros de atualização de antivírus, assim como treinar todos os funcionários da empresa para diminuir ainda mais os riscos.

4. Diminuir as fraudes internas

Outro papel crucial da segurança da informação é evitar as fraudes internas, que podem levar até mesmo a roubos ou sabotagem de processos.

É comum que ações criminosas como roubos de informações e dinheiro, e até mesmo projectos internos da empresa e dados do cliente, sejam realizadas dentro da própria empresa por colaboradores mal-intencionados.

Nesse caso, processos que garantam não só a proteção dos dados, como também o monitoramento de quem acedeu esse conteúdo, são passos cruciais. Atualizar palavras-passe com regularidade é um dos passos mais simples, mas não o único se queres proteger os dados de sua empresa.

E de quem é a responsabilidade da segurança de dados?

Muitas vezes, apenas modificar as palavras-passe com regularidade ou atualizar o antivírus não é o suficiente: ter um planejamento bem elaborado de segurança de dados e usar soluções e sistemas específicos para manter essas informações protegidas é o recomendado.

O ideal é que exista pelo menos um funcionário responsável por isso, mas ter a assessoria de uma empresa especializada torna o processo ainda mais eficiente e pode garantir até redução de custos da empresa, já que problemas com segurança também acarretam prejuízos.

E então, depois desse artigo percebeu melhor a importância da segurança da informação para sua empresa? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a outras dicas e informações sobre o assunto!